Vinicius Seabra
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Vinícius da Silva Seabra

Possui graduação em Geografia, licenciatura e bacharelado, pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2003), especialização em Ciências Ambientais no NADC/UFRJ, mestrado em Geologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2007), doutorado em Geografia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e Universidade de Havana-Cuba (2012) e Pós Doutorado em Geoprocessamento no PPGG/UFRJ. Atualmente é professor do Departamento de Geografia, e do programa de Pós Graduação em Geografia, da Faculdade de Formação de Professores da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de Geociências, com ênfase em Sensoriamento Remoto, atuando principalmente nos seguintes temas: geoprocessamento, sensoriamento remoto, análise da paisagem, produção de materiais didáticos para ensino de Geografia e dinâmica do uso e cobertura da terra. Coordena o Grupo Dinâmicas Ambientais e Geoprocessamento da UERJ-FFP.

projetos

O litoral leste do estado do Rio de Janeiro (LLERJ) é uma importante região do estado do Rio de Janeiro, seja do ponto de vista estratégico, já que está inserida entre importantes áreas de produção de petróleo (Bacia de Campos) e a metrópole do Rio de Janeiro, ou do ponto de vista ambiental, já que abriga diferentes tipos de ecossistemas, tais como: dunas, cordões arenosos, brejos, restingas, florestas ombrófilas e mangues, desprotegidos ou protegidos por algumas unidades de conservação. Por isso torna-se relevante a realização de estudos voltados para a representação cartográfica (espacial) dos usos e das coberturas naturais presentes no litoral fluminense. Sendo assim, este projeto tem como objetivo principal, a realização de análise de distribuição do uso e cobertura da terra por unidades de paisagem no LLERJ, em escala de 1:100.000, fazendo uso de classificação baseada em objetos de imagens Landsat 8, sensor OLI. Estas imagens serão obtidas gratuitamente a partir do Earth Explorer (USGS) e serão escolhidas de acordo com a menor presença de nuvens possível. Já as unidades de paisagem serão geradas a partir da interpretação da Matriz Geoecológica proposta por Rodriguez (2004) e adaptada por Seabra (2012), que utiliza dados de geologia, relevo, clima, hidrografia e uso e cobertura da terra para definição de áreas que são similares do ponto de vista geossistêmico. Estes resultados permitiram ainda: a análise qualitativa e quantitativa do uso e cobertura da terra no LLERJ; análise da distribuição do uso e cobertura da terra por distritos e municípios; o mapeamento das unidades de paisagem e; a integração dos resultados gerados com conjunto de dados já disponíveis com o armazenamento final dos resultados em ambiente SIG..

Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

Alunos envolvidos: Graduação: (8) / Especialização: (3) / Mestrado acadêmico: (2) .

Integrantes: Vinicius da Silva Seabra – Coordenador / Otávio Miguez Rocha Leão – Integrante / Andrelino de Oliveira Campos – Integrante / Nilo Sérgio D’Ávila Modesto – Integrante.

Financiador(es): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ – Auxílio financeiro.

Número de produções C, T & A: 5

A evolução científica vivida nas últimas décadas promoveu um uso maior das tecnologias de informação e comunicação (TIC) e ainda possibilitou o surgimento de outras novas (NTIC), garantindo-lhes um relevante papel na produção e propagação da informação, em meios cada vez mais eficazes e, muitas vezes, em altíssimas velocidades (tempo real). Além dos avanços recentes no campo da comunicação e informação, percebemos também, atualmente, mudanças significativas na própria Cartografia. Estas mudanças estão relacionadas, principalmente às inovações que emergem no campo das geotecnologias, que são as tecnologias envolvidas com a aquisição de dados espaciais, processamento e manipulação destes dados (geração da geoinformação), armazenamento e apresentação de informações espaciais. Os avanços sentidos na Cartografia, provenientes das inovações geotecnológicas, associadas ao grande conjunto de vantagens e possibilidades criadas com os avanços da informática, sobretudo aos da Internet, criam opções para a representação da realidade que vão desde a observação multitemática (integrada), multiescalar e multitemporal proporcionada por sistemas de informação geográfica (SIG), até a visão tridimensional e em perspectivas oferecida pelos modelos digitais de elevação (MDE). Diante de muitas possibilidades, é interessante utilizarmos as NTIC e as Geotecnologias em sala de aula, focando no desenvolvimento de atividades práticas que abram a possibilidade de abordagens multidisciplinares e que tornem mais simples a aprendizagem de temas considerados mais abstratos por parte do aluno. Isto se torna ainda mais justificável na medida em que vivemos num mundo onde os alunos tem acesso à diversas informações em pouco tempo e desenvolvem atividades de maneira muito mais dinâmica e veloz. Desta maneira fica difícil fazer com que esses estudantes se interessem por aulas expositivas, que não lhes promovam nenhuma interação. Sendo assim, o uso de mapas e outras representações disponíveis na Internet podem contribuir com uma aula mais dinâmica e envolvente, além de estimular e orientar os alunos na busca por conhecimento a partir do uso de fontes confiáveis. Sendo assim, o objetivo central deste trabalho foi elaborar atividades práticas para o ensino de Geografia no Ensino Fundamental utilizando imagens de Sensoriamento Remoto, em específico o software livre Google Earth, visando melhorar a qualidade de ensino de Geografia e buscando despertar interesses e desenvolver habilidades nos educandos para uma maior percepção de mundo. Para o presente trabalho foram desenvolvidas diferentes atividades práticas utilizando imagens geradas a partir do Google Earth, para alunos moradores Niterói do ensino fundamental 2. A utilização de imagens, extraídas do Google Earth, em diferentes escalas, permitiu aos alunos uma interpretação mais completa de seus bairros e da sua inserção espacial no espaço onde vivem.

Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

Alunos envolvidos: Graduação: (2).

Integrantes: Vinicius da Silva Seabra – Coordenador.

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