Ementas

  •  Produção Social do Espaço: natureza, política e processos formativos em Geografia
As origens da ciência geográfica e seu processo de fragmentação epistemológico. Teorias e conceitos que fundamentam o debate geográfico acadêmico e no ensino que integra processos sociais e naturais. Do espaço geométrico ao espaço como intuição sensível ao espaço historicamente produzido. A natureza e a paisagem no debate epistemológico da geografia. A paisagem na abordagem sistêmica – estrutura, organização, funcionamento, evolução e dinâmica dos sistemas. Geossistemas: relação homem e natureza. Dinâmica da paisagem e geoecologia. A economia política dos espaços, dos territórios e da natureza. O espaço como vivência e experiência conflitiva: o lugar, o território, a escala. Epistemologias fronteiriças e a teoria do espaço. O nexo entre produção social do espaço, natureza, política e processos formativos.
  •  Teoria e Método na Pesquisa em Geografia

A natureza da pesquisa geográfica: particularidades e interfaces; A importância do método de interpretação e da metodologia investigação para a construção do conhecimento Geográfico. A Geografia como um campo científico e suas bases epistemológicas e metodológicas; as principais abordagens teórico-metodológicas da Geografia contemporânea; A importância das teorias e dos conceitos como ferramentas para a pesquisa em Geografia; As diversas estratégias e técnicas de investigação empírica e o papel do trabalho de campo na pesquisa Geográfica; Técnicas de levantamento e tratamento de dados e informações. Construção crítica de índices e indicadores; Construção do objeto científico, definição dos objetivos, temporalidade e escalas de análise na pesquisa em geografia.

  • Educação Geográfica e Aprendizagem

Estudos
e pesquisa sobre a educação geográfica. Experiências e estudos de casos relativos produção social do espaço e construção de conhecimento geográfico na escola. Método e didática da geografia nos processos formativos educacionais. Natureza e função dos conhecimentos geográficos para o desenvolvimento do raciocínio espacial. Critérios de referência e validação dos conteúdos e da metodologia para a educação geográfica escolar. Avaliação de metodologias e materiais didáticos.

  • Ensino e Aprendizagem em Geografia Física
Epistemologia da Geografia Física. Ontologia da Geografia Física. Linhas
de Produção em Geografia Física. Conceitos e Categorias de análise em Geografia
Física. Objetivos e Métodos do Ensino de Geografia Física. Adequação Conceitual
e Transposição Didática no Ensino de Geografia Física. Abordagens Integrativas
para o Ensino de Geografia Física.


  • Geografia Brasileira: origens, instituições e periodizações

História das ciências e história das disciplinas científicas: diferentes abordagens teórico-metodológicas. História da geografia no âmbito da história das ciências e das disciplinas científicas. As origens da geografia no Brasil: da escola à universidade. As principais instituições geográficas no Brasil: do século XIX ao século XXI. A geografia no Brasil: teorias, institucionalizações e periodizações. Geografia: constituição e consolidação de um campo científico. Geografia no Brasil e Geografia Brasileira.

  • Geografia Escolar e Currículo

A Geografia como disciplina escolar: histórias e contextos. Aprendizagem e construção de conhecimento geográfico na escola. Os currículos e as práticas docentes no ensino de geografia. O significado da inserção da Geografia no currículo do Ensino Básico em suas diferentes modalidades. Currículo de Geografia: análise das propostas curriculares de Geografia. A Geografia e suas relações com as demais disciplinas do currículo: métodos interdisciplinares de apreensão da realidade.

  • Geografia, Marxismo e a Produção do Espaço

Marxismo, Geografia e Teoria Crítica. Marxismo e Geografia: categorias de mediação. Espaço/Tempo na Geografia. História da Geografia na Geografia Histórica do Capitalismo. Uma Geografia da Acumulação Capitalista. A Sociedade Capitalista e seu Espaço. Capital, Trabalho e Produção do Espaço. Classe, Poder e Produção do Espaço. Desenvolvimento Geográfico Desigual e Combinado. Materialismo Histórico-Geográfico. O Metabolismo Sociedade-Natureza. Contradições Ecológico-Territoriais do Capitalismo. Marxismo(s), Renovação Crítica e Ensino de Geografia.

  • Geomorfologia aplicada à avaliação ambiental
Geomorfologia e a Abordagem Sistêmica. Os modelos evolutivos em geomorfologia. Os sistemas geomorfológicos: formas, materiais e processos. Geomorfologia e a dinâmica da paisagem. Condicionantes geomorfológicos em geossistemas urbanos e rurais. Mapeamento geomorfológico e a análise integrada do meio-ambiente. Geomorfologia, geoecologia e avaliação ambiental.
  • Geoprocessamento e Estudos da Paisagem

Conceitos básicos de Geoprocessamento. Sistemas de informação geográfica e estudos da paisagem. Caracterização, estrutura, funções e integração de dados. Georreferenciamento de Dados. Bancos de Dados Geográficos. Consulta e análise espacial aplicados a estudos da paisagem. Processamento de digital de imagens de sensoriamento remoto. Integração com GPS e Sensoriamento Remoto. Mapeamento dos dados. Aplicações. Estudo de Caso.

  • Hidrologia e Gestão de Recursos Hídricos

A abordagem sistêmica em hidrologia. Dinâmica hidrológica em bacias hidrográficas; Relações entre os sistemas de encostas e a rede de drenagem; transformações hidrológicas relacionadas a ocupação humana em geossistemas urbanos e rurais; Alterações na dinâmica erosiva e deposicional e a degradação de recursos hídricos. Problemas ambientais relacionados ao incremento da erosão nas encostas; Problemas ambientais relacionados ao assoreamento de canais fluviais; Os usos múltiplos da água e a escassez de recursos hídricos. Legislação Brasileira de Recursos Hídricos e a gestão das águas em bacias hidrográficas.

  • Manejo e usos da zona costeira

Ocupação e usos da Zona Costeira. Morfologia, materiais e processos característicos dos ambientes litorâneos. Dinâmica e evolução dos ambientes litorâneos. Risco e vulnerabilidade a eventos extremos. Resiliência dos Ecossistemas Costeiros. Princípios do Gerenciamento Costeiro Integrado. Programa Nacional de Gerenciamento Costeiro. Manejo dos recursos naturais na zona costeira e marinha. Trabalho de Campo Curricular.

  • Manejo ecológico do solo e sustentabilidade

Noções de ecologia da paisagem. Solo. Manejo ecológico do solo. Matéria orgânica e qualidade do solo. Água no solo. Indicadores de sustentabilidade do solo. Manejo em nível de paisagem. Agroecossistemas sustentáveis.

  • Movimentos Sociais e Geografia

Movimentos sociais na construção do espaço geográfico. Movimentos sociais na teoria geográfica. Movimentos sociais no ensino de geografia. Os movimentos e as classes sociais na teoria das ciências sociais. Os movimentos sociais na Geografia.

  • Organização geográfica da sociedade capitalista para uma geografia que se ensina
Compreensão dos clássicos da Geografia como subsídio para a montagem de programas e currículos de Geografia. A organização geográfica da sociedade capitalista. A formação do repertório geográfico para a Geografia que se ensina na escola. O movimento da Geografia como ciência das práticas e dos saberes geográficos. As noções de arranjo espacial e escala na organização de propostas curriculares de Geografia.
  • Recursos Minerais e Sustentabilidade

As teorias e as práticas modernas da Geologia, conceitos básicos; mineralogia, propriedades e classificação dos minerais; origem e classificações das rochas; energia e recursos materiais da Terra; minérios: usos e classificações; gênese e distribuição dos depósitos minerais; distribuição dos principais depósitos minerais no território brasileiro; a mineração e a ocupação do território brasileiro; legislação mineral e o código de mineração brasileiro; mineração e desenvolvimento em áreas produtoras de recursos minerais; mineração em áreas urbanas, conflitos e desenvolvimento sustentável.

  • Território, Poder, Ação e Política
A disciplina tem como objetivo fazer uma abordagem teórico-metodológica sobre o conceito de território e sua relação com fenômeno do poder, da ação e da política. O objetivo é fazer um itinerário de estudos marcado pelo diálogo da geografia com os campos da filosofia política, da ciência política e da sociologia política no sentido de aprofundarmos conceitos que são essências para uma abordagem teórico-metodológica mais consistente do conceito de território como, por exemplo: poder, política, tática, estratégia, disciplina, dominação, hegemonia, violência, conflito, biopoder, colonialidade do poder, resistência, emancipação, autonomia etc.
  • Tópicos Especiais em Geografia e Relações de Poder
Temas diversos relacionados à relação entre poder e espaço.
  • Tópicos Especiais em Transformações da Natureza e Dinâmica da Paisagem
Discussão sobre pesquisas recentes que enfatizem as transformações da natureza e a dinâmica da paisagem em ambientes sob distintos graus de intervenção humana.
  •  Tópicos Especiais: Ensino de Geografia
Temas diversos e atuais sobre a geografia que se ensina na escola e em distintos espaços formativos contemporâneos. Metodologias. Educação Geográfica e Política Educacional. Práticas docentes.
Translate »