nossa infraestrutura
A FFP/UERJ conta com dois laboratórios de informática (com 30 computadores cada) e um Setor de Tecnologia da Informação (TI) com cinco funcionários. Os Laboratórios ou salas de Núcleos e Grupos de Pesquisa contam com diversos equipamentos de informática, como: computadores de bancada, computadores portáteis, impressoras, scanners, projetores, quadros interativos, entre outros.
O novo bloco construído para abrigar a pós-graduação, inaugurado em 2016, conta com a previsão de mais um laboratório de informática com 30 notebooks. Com objetivo de ampliação e qualificação da infraestrutura (laboratórios, bibliotecas, salas de aula, salas de usos específicos, equipamentos), são elaborados todos os anos projetos para editais de órgãos de fomento – tanto os específicos para este fim (Faperj, Finep, CNPq), quanto aos editais gerais de apoio à pesquisa. Os professores do Programa têm ao longo dos últimos anos obtido sucesso na aprovação de projetos com essa finalidade. A ação mais recente da gestão permitiu pôr em funcionamento a rede sem fio (wi-fi) para todas as edificações da unidade acadêmica.
O curso conta com o acervo da biblioteca da FFP, com excelentes instalações físicas. A biblioteca dispõe de um prédio próprio totalmente climatizado, de ampla área para abrigo do acervo. Possui sala de estudo individual, sala de estudo em grupo, sala para o processamento técnico das obras, sala multimídia, sala formação de leitores e uma cordelteca. A infraestrutura, equipamentos e acervo vêm nos últimos anos passando por ampliação e modernização. Ainda no espaço da Biblioteca podemos contar com uma Cordelteca que tem por finalidade estimular o interesse de alunos, professores, pesquisadores, estudiosos e pessoas em geral, pela valorização e promoção das manifestações populares e folclóricas. Devido à sua atuação, o Projeto Leitura na Cordelteca da FFP, em parceria com a Biblioteca, ganhou o X Prêmio de Extensão Professora Maria Theresinha do Prado Valadares. Esse é o maior prêmio da área de extensão no âmbito da Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
Os alunos e professores contam também com as Bibliotecas dos Centros de Tecnologia, Ciências Sociais e de Educação e Humanidades, ambas localizadas no Campus da UERJ no Maracanã. Estes acervos são acessíveis através da Rede Sirius (http://www.rsirius.uerj.br/), gestora da rede de bibliotecas da UERJ.
A infraestrutura física também foi incrementada com novas salas de aula (climatizadas, equipadas com TV, Datashow e quadro interativo); com a nova sala de estudos para os alunos da pós-graduação, também com a disponibilidade de climatização, computadores, internet, TV e mobiliário compatível; com a modernização da sala de defesas, agora também com quadro interativo; com espaço para a secretaria e para os coordenadores de programa, além de sala de reunião. As salas (total de doze), disponíveis para os professores vinculados ao programa também foram reformadas e equipadas com novos computadores e impressoras com os recursos obtidos, possibilitando melhor acomodação e condições de trabalho de pesquisa, estudo e orientação. A conclusão das obras do bloco “C”, até então totalmente construído a partir de projetos de infraestrutura obtidos junto às agências de fomento, que serve em sua totalidade aos cursos de pós-graduação, permitiu aos programas a acomodação de suas atividades de ensino e pesquisa. Nesse bloco encontram-se a sala de Coordenação da Pós-graduação, a sala de Coordenadores (com sala de reunião), sala de Estudos para Alunos da Pós-graduação (totalmente mobiliada e equipada), sala de Videoconferência, Salas de Pesquisa, Sala de Informática e Auditório.
Um depósito de Produtos Perigosos foi construído no ano de 2019, com o objetivo de prover maior segurança e condições mais adequadas ao armazenamento de reagentes diversos e materiais inflamáveis. Essa medida reduz significativamente os riscos de acidentes e permite que os professores e estudantes possam utilizar os laboratórios da unidade com mais segurança. Há na unidade um serviço da infraestrutura de veículos (uma van e dois carros pequenos) disponíveis, que permite o atendimento às demandas de pesquisa da pós-graduação, com suporte às atividades de monitoramento de campo, deslocamento de pessoal para atividades diversas entre outras finalidades compatíveis. Os serviços de transporte com três veículos da unidade acadêmica representam um suporte fundamental às diversas atividades de pesquisa dos diversos Grupos e Núcleos que compõem a FFP. Com a conclusão do grande projeto de rede sem fio realizado na Unidade (maior projeto desse tipo já realizado na UERJ) alunos e professores têm acesso à internet em todas as instalações do campus São Gonçalo.
biblioteca
O curso conta com o acervo da biblioteca da FFP, com excelentes instalações físicas. A biblioteca dispõe de um prédio próprio totalmente climatizado, de ampla área para abrigo do acervo, serviços da rede de intranet, disponibilizando terminais para consultas bibliográficas, documentais e cartográficas, duas amplas salas de estudo, sala para reparação do acervo, sala de reunião, sala para catalogação de acervo, sala de vídeo com isolamento acústico, cordelteca e biblioteca infanto-juvenil. A infraestrutura, equipamentos e acervo da biblioteca vêm nos últimos anos sofrendo ampliação e modernização a partir de fomentos obtidos através da FAPERJ e CT-INFRA/FINEP. Os alunos e professores contam também com as Bibliotecas dos Centros de Tecnologia, Ciências Sociais e de Educação e Humanidades, ambas localizadas no Campus da UERJ no Maracanã. Estes acervos são acessíveis através da Rede Sirius (http://www.rsirius.uerj.br/), administradora das bibliotecas da UERJ. A biblioteca da Faculdade de Formação de Professores/UERJ tem um acervo de mais de 18.000 títulos e 1200 periódicos na área de Geografia e áreas afins. Totalizando o acervo das Bibliotecas dos Centros de Tecnologia, Ciências Sociais e de Educação e Humanidades existem atualmente mais de 100.000 livros e 22.000 periódicos com temas relacionados direta ou indiretamente ao curso proposto, além de trabalhos de conclusão de curso, teses, dissertações e mídias.