Maria Luiza Félix Marques Kede

Maria Luiza Félix Marques Kede

Possui graduação em Licenciatura Plena em Geografia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2001) e mestrado em Ciências da Saúde Pública, na subárea Toxicologia Ocupacional/ Ambiental pela Fundação Oswaldo Cruz (2006) e doutorado no Curso de Meio Ambiente na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2014).  Atualmente é professora adjunta no Departamento de Geografia na Faculdade de Formação de Professores da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Atuando como docente na graduação e pós-graduação em Climatologia Geográfica e Geografia da Saúde tem experiência na área de Geociências, com ênfase em Geografia Física, principalmente nos seguintes temas: solos urbanos, contaminação de solos por metais tóxicos: chumbo e cádmio e clima urbano.

projetos

: A disciplina de Climatologia no curso de Geografia ocupa um papel de grande importância na formação dos alunos como seres que atuam para transformar a realidade. No entanto, muitas vezes o predomínio de práticas tradicionais pelos professores em sala de aula, a partir dos temas de climatologia, não faz sentido para o aluno. Assim, esse projeto tem por intenção articular a teoria e a prática tornando o aprendizado mais significativo e menos conteudista. Além disso, é importante que o aluno entenda a espacialidade dos fenômenos naturais, no contexto da climatologia, e que a ação humana resulta em processos históricos que impactam o lugar. Dessa forma, o ensino de geografia com temas climáticos pode se tornar mais significativo. A Faculdade de Formação de Professores (FFP), local que será realizado o projeto, é uma área bastante impactada com as alterações humanas.  Por isso, além da utilização da estação climatológica localizada na FFP para analisar os fenômenos climáticos, serão usados termo-higrômetros para caracterizar e compreender o efeito de ilhas de calor urbano (ICU). A relação entre as alterações urbanas e o clima será entendida na prática e dessa forma os estudantes poderão identificar como as ICU afetam o cotidiano da população, especificamente suas vidas.

Alunos envolvidos: Graduação (5);

Financiador(es): Universidade do Estado do Rio de Janeiro-UERJ – Bolsas

Os estudos de climatologia estão relacionados às condições, aos comportamentos dos fenômenos atmosféricos, do tempo, do clima, de seus elementos e fatores, que variam de acordo com cada dinâmica local. Para uma análise do clima é necessário à disponibilidade de dados diários do estado do tempo que podem ser obtidos através de medição de equipamentos contidos em estações climatológicas. Na pesquisa em Climatologia Geográfica é importante levar em consideração que existem técnicas que partem do princípio que o clima de um lugar é resultado das relações determinadas entre os elementos climáticos e desses com o meio geográfico. Portanto nesse projeto será analisado o comportamento dos elementos do clima, tais como: precipitação, temperatura, pressão atmosférica dentre outros, utilizando os dados da estação climatológica urbana da Faculdade de Formação de Professores (São Gonçalo). Além disso, pretende-se monitorar a temperatura do ar e a umidade relativa do ar no perímetro urbano utilizando a metodologia de transectos móveis ao longo de um trajeto preestabelecido dentro da malha viária urbana, definindo ilhas de calor.

Alunos envolvidos: Graduação (4); Mestrado acadêmico (1);

Financiador(es): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ-FAPERJ – Auxílio Financeiro

A presença do homem no espaço geográfico promove alterações e modificações na paisagem, trazendo consequências para o meio físico, tais como deslizamentos, enchentes, contaminação dos solos e das águas dentre outros. E, por isso, a questão ambiental vem tornando-se uma preocupação no âmbito social cada vez maior, sendo os problemas ambientais considerados de ordem natural e cultural-histórica, portanto, problemas socioambientais. Até pouco tempo, no Brasil, não tínhamos políticas públicas visando à preservação ou minimização de problemas no solo. Em dezembro de 2009 entrou em vigor a Resolução nº 420/2009 do Conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA) que dispõe sobre critérios e valores orientadores de qualidade do solo quanto à presença de substâncias químicas e estabelece diretrizes para o gerenciamento ambiental de áreas contaminadas por essas substâncias em decorrência de atividades antrópicas. O objetivo desse projeto é estudar as transformações da paisagem associadas às áreas contaminadas no Leste Metropolitano do Rio de Janeiro com ênfase no município de São Gonçalo, determinando a concentração dos metais nas amostras de solo, para então avaliar os riscos à saúde da população que vive no em torno das áreas contaminadas.

Alunos envolvidos: Graduação (3);

Financiador(es): Universidade do Estado do Rio de Janeiro-UERJ – Bolsas, Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ-FAPERJ – Auxílio Financeiro

Translate »