Isabela Habib Canaan da Silva

Isabela Habib Canaan da Silva

Geógrafa (licenciatura e bacharelado, pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, 2007), mestre em Meio Ambiente (2010), doutora em modelagem computacional de problemas ambientais (2015) pelo Programa de Engenharia Civil da COPPE- UFRJ. Atualmente é professora adjunta do Departamento de Geografia, e do programa de Pós Graduação em Geografia, da Faculdade de Formação de Professores da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Atua em projetos de pesquisa/extensão com o grupo Dinâmicas Ambientais e Geoprocessamento e na coordenação editorial da revista Tamoios. Tem experiência na área de Geociências, principalmente nos seguintes temas: cartografia, geoprocessamento, sensoriamento remoto, modelagem ambiental e produção de materiais didáticos para ensino de Geografia.

projetos

Este projeto de pesquisa considera os fenômenos naturais, que fazem parte da dinâmica terrestre e são responsáveis pela estruturação da paisagem. Quando estes acontecem sobre um sistema social podem causar uma situação potencial de perigo a pessoas e bens e com isso passam a ser considerados desastres, por isso, é de extrema importância o desenvolvimento de modelos na formulação de planos de emergência voltados para o risco de desastres naturais. Neste contexto, as geotecnologias, tornam-se ferramentas de suporte ao estudo ambiental, uma vez que permitem o monitoramento de extensas regiões, como também a realização de análises geográficas através da manipulação digital dos dados georreferenciados.

Mapear áreas susceptíveis a desastres naturais é extremamente importante para o direcionamento das expansões urbanas, uma vez que, se dispondo do zoneamento de locais de risco, pode-se evitar os impactos à população. Com efeito, os mapas de risco podem subsidiar a reorganização do espaço urbano, pois são úteis para o estabelecimento de novas diretrizes de ocupação em uma cidade. Assim, o projeto apresenta uma proposta para o diagnóstico ambiental de áreas de risco que pode servir de guia para a implementação de políticas públicas de prevenção e mitigação de eventos críticos, assim como para ações de planejamento no estado do Rio de Janeiro.

Situação: Em andamento Natureza: Projetos de pesquisa

Alunos envolvidos: graduação (1) mestrado (1).

Considerando as discussões da cartografia escolar nos últimos anos, percebe-se a importância do desenvolvimento de estratégias de aprendizagem que permitam aos docentes trazer os conteúdos e a linguagem cartográfica para que os estudantes compreendam e saibam fazer a leitura do espaço geográfico e de seus lugares vividos.

Assim, o atlas municipal destaca-se como um recurso didático que proporciona ao aluno entender o espaço geográfico a partir de fenômenos locais, da realidade vivida dos estudantes. Inicia-se o estudo pelo local, mas consideram-se as relações dele com o mundo e vice-versa.

A presente pesquisa vem desenvolvendo o atlas municipal escolar de São Gonçalo Neste município está localizada a faculdade de formação de professores da universidade do estado do Rio de Janeiro. Logo, o mesmo torna-se área de estudo para pesquisas de diferentes temáticas.

Os principais objetivos são: a inserção dos alunos da universidade em uma prática de pesquisa; o dialogo com os professores de Ensino Fundamental e Médio; a disponibilização de material didático atual e local para as escolas de Ensino fundamental e médio do município de São Gonçalo e o estimulo a abordagem de temas geográficos na perspectiva local.

A primeira versão do atlas foi lançada em 2020, o material está disponível gratuitamente em https://www.dageop.com.br/sao-goncalo e pode ser usado de forma impressa/digital. Atualmente estão sendo oferecidos cursos de extensão aos professores do município para formação continuada e estão sendo planejadas as próximas edições do atlas.

Espera-se contribuir com a melhoria do ensino no município de São Gonçalo. Esta pesquisa é relevante para um vasto espectro de ensino, não só para os alunos de ensino fundamental e médio que serão usuários do produto, mas também para os alunos de graduação e pós-graduação que atuam em práticas de ensino, pesquisa e extensão.

Situação: Em andamento Natureza: Projetos de pesquisa e extensão

Alunos envolvidos: graduação (1).

Nos últimos anos o ensino de geografia tem se debruçado em discutir a importância da cartografia escolar como um meio de promover uma aprendizagem que contribua para a leitura espacial dos estudantes, por meio da linguagem cartográfica. Assim, percebe-se a importância do desenvolvimento de estratégias de aprendizagem que permitam aos docentes trazerem os conteúdos e a linguagem cartográfica para que os estudantes compreendam e saibam fazer a leitura do espaço geográfico.

Neste contexto, o desenho pode se destacar como um dos recursos didáticos iniciais que proporciona ao aluno um meio de representar o espaço geográfico e indica ao professor a fase de desenvolvimento espacial da criança. Desde os rabiscos iniciais, sem significado, até a reprodução de realidades tridimensionais, situação em que o aluno atua como agente protagonista, mapeador.

O presente desenvolve a aprendizagem da linguagem cartográfica desde a educação infantil até o ensino fundamental, usando o desenho como recurso inicial na educação infantil e diversas formas de representações cartografias à medida que os alunos do ensino fundamental adquiram maturidade. Nesta abordagem serão considerados os estudantes das redes municipal, estadual e privada localizadas no estado do Rio de Janeiro.

O principal objetivo a ser alcançado é a alfabetização cartográfica através de representações cartográficas. Para isto, busca-se como concepção de método, a abordagem qualitativa, no desenvolvimento de oficinas, onde serão tratadas particularidades e experiências individuais de professores e alunos.

Desta forma, espera-se com resultado que os professores e os estudantes possam transpor o conhecimento cartográfico aprendido na escola e de fato articular com seus cotidianos, sabendo serem leitores críticos, bem como autores da sua produção material na construção do conhecimento geográfico.

Situação: Em andamento Natureza: Projetos de pesquisa e extensão

Alunos envolvidos: graduação (3).

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