Eduardo Karol
diretorio-lattes

grupo de pesquisa

Eduardo Karol

Doutor e Mestre em Ciências (área de concentração Geografia Humana) pela Universidade de São Paulo (2000 e 2014). Graduado em Geografia pela Universidade Federal Fluminense (1990). Atualmente é professor Associado da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Atua na Graduação e Pós-graduação na Faculdade de Formação de Professores, São Gonçalo, RJ, no Departamento de Geografia. Ministra as disciplinas Geografia da População, Geografia Política e Geopolítica. Pesquisa as seguintes temáticas: ensino de geografia, geografia política e geopolítica, população e globalização. Coordena o Grupo de Estudo e Pesquisa GEOGRAFIA POLÍTICA E GEOPOLÍTICA NO ENSINO DE GEOGRAFIA. Professor do Programa de Pós-graduação em Geografia da Faculdade de Formação de Professores da UERJ.

projetos

O projeto propõe uma análise da ciência a partir dos discursos presentes no material didático de Geografia e seus desdobramentos na prática dos professores na escola básica. Tem como campo definido a Geografia Política e Geopolítica presentes nos materiais didáticos utilizados no ensino de Geografia. O referido campo negligenciou a análise de outros atores (movimentos sociais, empresas, ongs, população etc.) na luta por espaço e poder, somente tendo o Estado como ator principal. Almeja superar construções discursivas que privilegiam o papel do Estado como único ator na construção do espaço na sociedade atual. Propomos analisar a partir da geografia política e geopolítica que crítica os discursos veiculados com base em novas formas discursivas, que identifica o papel de vários atores na produção do espaço na contemporaneidade. Para isto, propomos a relação de estudantes da graduação e pós-graduação da Faculdade de Formação de Professores da UERJ com os professores da escola básica, com o intuito de troca de experiências e a confecção de materiais facilitadores da prática pedagógica. Com isto, espera-se contribuir para a superação de lacunas atualmente apresentadas na formação dos estudantes e professores de Geografia no campo da Geografia Política e Geopolítica.

Situação: Em andamento Natureza: Projetos de pesquisa

Alunos envolvidos: Graduação (2)

Este projeto objetiva uma análise dos conceitos centrais da Geografia Política (Estado, Sociedade, Nacionalismo e Espaço [território]) e suas implicações para o tema da População. Nossas primeiras perguntas são: é possível apresentar a população relacionada com os contextos socioespaciais nos quais se produz? Como tratar o tema da população articulado aos processos que a produz e ao mesmo tempo produz o espaço? Como explicitar a população como sujeito de processos em que é tornada invisível e apresenta identidades diversas, por exemplo, refugiados, clandestinos etc.? O que observamos é que a abordagem da população na geografia, já criticada por vários autores (DAMIANI, RUA, SANTOS etc.), considerou os métodos da demografia, o que possibilitou que essa ciência ganhasse autonomia dentro daquela ciência. Estudar o tema da população tem sido seguir um receituário demográfico do fenômeno.

Situação: Em andamento Natureza: Projetos de pesquisa

Alunos envolvidos: Mestrado (1)

Translate »