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Ana Claudia Ramos Sacramento

Possui graduação em Licenciatura Plena em Geografia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro- Faculdade de Formação de Professores (2002), Mestre em Educação pela Faculdade de Educação da USP (2007) e Doutora em Geografia Física pela DG-FFLCH-USP (2012) .  Tem experiência como professora das redes pública e privada  no Estado do Rio de janeiro e no município de São Paulo. Atualmente  é professora associada no Departamento de Geografia  da Faculdade de Formação de Professores da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de Ensino de Geografia,  na graduação e na pós-graduação, principalmente nos seguintes temas: Educação Geográfica, Formação de Professor, Materiais Didáticos, Ensino de Cidade, Currículo e Didática de Geografia. Coordenadora Projetos FAPERJ, como Jovem Cientista do Nosso Estado (FAPERJ 2018-2022), Projetos Temáticos (2021-2024) e APQ1 (2016-) e Procientista (UERJ) (2021-2024). Coordena o Grupo de Estudos e Pesquisa em Geografia, Educação e Cidades (UERJ-FFP).

projetos

: Os professores buscam refletir e racionalizar sua prática, bem como pensar diferentes maneiras de mediar um determinado conhecimento a fim de promover a análise de conceitos que desenvolvam raciocínio, consciência e organização espacial nos alunos, analisando a importância da Geografia para compreensão da consciência espacial. Assim sendo, a construção de propostas e materiais didáticos são elementos pedagógicos para a produção do trabalho docente, pois a mediação do conhecimento ocorre de maneira mais ativa. Com as novas demandas advindas da Base Nacional Comum Curricular há a necessidade de pensar diferentes dinâmicas para planejamento, organização e elaboração das aulas para colaboração do processo de ensino e de aprendizagem mais significativos. Desta maneira, o objetivo deste projeto é construir propostas e materiais didáticos para os professores de Geografia das redes estaduais, municipais e privadas de Angra dos Reis, Campos de Goitacazes, Niterói, São Gonçalo, Seropédica e Silva Jardim do estado do Rio de Janeiro. A metodologia da pesquisa-ação possibilita desenvolver uma ação efetiva entre o pesquisador/sujeito-objeto de estudo, não sendo uma pesquisa precisa, pois permitem aos envolvidos dizerem e fazerem sobre algo. Para tanto, o estudo pretende trabalhar a partir de duas escolas de cada município a fim de mobilizar estratégias de aprendizagem para pensar geograficamente os diferentes fenômenos geográficos espacializados Os instrumentos serão: aplicação e análise de questionários para os professores, a construção propostas e materiais didáticos como aplicativos digitais, materiais multimídias, guias e revistas didáticos, boletins informativos, jogos, miniestações climatológicas, modelagens e outros. Nos resultados esperados os produtos podem colaborar para que as redes de ensino desenvolvam com os professores as práticas pedagógicas necessárias para uma educação qualitativa e que promova a construção dos conhecimentos geográficos com os estudantes..

Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Especialização: (2) / Mestrado acadêmico: (4) / Doutorado: (3) .

Integrantes: Ana Claudia Ramos Sacramento – Coordenador / KEDE, M. L. F. M – Integrante / Aline Mello Campos – Integrante / Fabiana Sanchez de Carvalho – Integrante / Manoel Martins de Santana Filho – Integrante / Camila Vianna de Souza – Integrante / Gabriel Batista de Jesus Oliveira – Integrante / Amélia Cristina Alves Bezerra – Integrante / Adriana Carvalho Silva – Integrante / Iomara Barros de Sousa – Integrante / Andressa Cabral Barci – Integrante / GOMES, HEMERSON SOUZA – Integrante / Charles Prado Cunha – Integrante / Anna Julia Lima Rozado – Integrante / Ágatha Dantas – Integrante / Débora Cristina Vieira de Simas – Integrante / Gabriel da Rosa e Silva – Integrante / Regina Célia Frigério – Integrante / Victor Hugo Sodré da Costa – Integrante.

Financiador(es): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ – Auxílio financeiro.

Os professores buscam refletir e racionalizar sua prática, bem como pensar diferentes maneiras de mediar um determinado conhecimento a fim de promover a análise de conceitos que desenvolvam raciocínio, consciência e organização espacial nos alunos, analisando a importância da Geografia para compreensão da consciência espacial. Assim sendo, a construção de propostas e materiais didáticos são elementos pedagógicos para a produção do trabalho docente, pois a mediação do conhecimento ocorre de maneira mais ativa. Com as novas demandas advindas da Base Nacional Comum Curricular há a necessidade de pensar diferentes dinâmicas para planejamento, organização e elaboração das aulas para colaboração do processo de ensino e de aprendizagem mais significativos. Desta maneira, o objetivo deste projeto é construir propostas e materiais didáticos para os professores de Geografia das redes estaduais, municipais e privadas de Angra dos Reis, Campos de Goitacazes, Niterói, São Gonçalo, Seropédica e Silva Jardim do estado do Rio de Janeiro. A metodologia da pesquisa-ação possibilita desenvolver uma ação efetiva entre o pesquisador/sujeito-objeto de estudo, não sendo uma pesquisa precisa, pois permitem aos envolvidos dizerem e fazerem sobre algo. Para tanto, o estudo pretende trabalhar a partir de duas escolas de cada município a fim de mobilizar estratégias de aprendizagem para pensar geograficamente os diferentes fenômenos geográficos espacializados Os instrumentos serão: aplicação e análise de questionários para os professores, a construção propostas e materiais didáticos como aplicativos digitais, materiais multimídias, guias e revistas didáticos, boletins informativos, jogos, miniestações climatológicas, modelagens e outros. Nos resultados esperados os produtos podem colaborar para que as redes de ensino desenvolvam com os professores as práticas pedagógicas necessárias para uma educação qualitativa e que promova a construção dos conhecimentos geográficos com os estudantes..

Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

Alunos envolvidos: Graduação: (6) / Especialização: (2) / Mestrado acadêmico: (4) / Doutorado: (3) .

Integrantes: Ana Claudia Ramos Sacramento – Coordenador / Aline Mello Campos – Integrante / Fabiana Sanchez de Carvalho – Integrante / Manoel Martins de Santana Filho – Integrante / Caroline Pinho de Araújo – Integrante / Camila Vianna de Souza – Integrante / Gabriel Batista de Jesus Oliveira – Integrante / Amélia Cristina Alves Bezerra – Integrante / Adriana Carvalho Silva – Integrante / Iomara Barros de Sousa – Integrante / Andressa Cabral Barci – Integrante / Geny Ferreira Guimarães – Integrante / GOMES, HEMERSON SOUZA – Integrante / Anna Julia Lima Rozado – Integrante / Ágatha Dantas – Integrante / Débora Cristina Vieira de Simas – Integrante / KEDE, MARIA LUIZA FELIX MARQUES – Integrante / Gabriel da Rosa e Silva – Integrante / Regina Célia Frigério – Integrante / Victor Hugo Sodré da Costa – Integrante / Felipe Moura Fernandes – Integrante / Lucas Domingos da Silva – Integrante / Isabela Habib Canaan da Silva – Integrante.

Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – Auxílio financeiro.

 

Os últimos trinta anos se acirraram as discussões sobre as políticas públicas educacionais envolvem as questões ligadas às diferentes reformas no âmbito nacional, em virtude da aprovação de uma série de documentos, que tem normatizado e orientado os currículos dos cursos de formação de professores, das escolas e das disciplinas escolares. Essas mudanças estão relacionadas às políticas neoliberais e da globalização, implementadas pelo Banco Mundial, que nome do mercado mundial, busca desenvolver um projeto educacional voltado para a competividade e mercadoria. Essas tem causados diferentes impactos nas políticas curriculares no Brasil, trazendo a questão da qualidade, da meritocracia, a competência e as habilidades como elementos importantes na forma de pensar a aprendizagem na escola. Desta maneira, o objetivo deste projeto é avaliar os discursos presentes nos documentos educacionais Plano Nacional de Educação (2014/2024), Diretrizes Curriculares para Formação de Professores (2015), Base Nacional Comum Curricular Fundamental e Médio (2017/2018) e Reforma do Ensino Médio com a Lei nº 13.415 de 16/02/2017 tendo como foco a formação de professores da disciplina Geografia. Objetivo geral da pesquisa é avaliar os impactos das reformas educacionais nacionais na formação dos professores de Geografia nos cursos de Licenciatura no Estado do Rio de Janeiro e na disciplina nas escolas básicas. O desenvolvimento dessa pesquisa se apoiará na pesquisa qualitativa, tendo como foco a análise dos conteúdos apresentados nos documentos. Sabemos do caráter polissêmico que a abordagem denominada de pesquisa qualitativa congrega, contudo, concordamos com Bogdan e Biklen, (1994) quando afirmam que não se trata de determinar a priori se uma pesquisa é quantitativa ou qualitativa, pois se trata de uma questão de grau, ou seja, o que é predominante em uma investigação.

Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Ana Claudia Ramos Sacramento – Coordenador / Renata Bernardo de Andrade – Integrante / Débora Cristina Vieira de Simas – Integrante.

Financiador(es): Universidade do Estado do Rio de Janeiro – Bolsa.

Nos últimos trinta anos se acirraram as discussões sobre as políticas públicas educacionais envolvem as questões ligadas às diferentes reformas no âmbito nacional, em virtude da aprovação de uma série de documentos, que tem normatizado e orientado os currículos dos cursos de formação de professores, das escolas e das disciplinas escolares. Essas mudanças estão relacionadas às políticas neoliberais e da globalização, implementadas pelo Banco Mundial, que nome do mercado mundial, busca desenvolver um projeto educacional voltado para a competividade e mercadoria. Essas tem causados diferentes impactos nas políticas curriculares no Brasil, trazendo a questão da qualidade, da meritocracia, a competência e as habilidades como elementos importantes na forma de pensar a aprendizagem na escola. Desta maneira, o objetivo deste projeto é avaliar os discursos presentes nos documentos educacionais Plano Nacional de Educação (2014/2024), Diretrizes Curriculares para Formação de Professores (2015), Base Nacional Comum Curricular Fundamental e Médio (2017/2018) e Reforma do Ensino Médio com a Lei nº 13.415 de 16/02/2017 tendo como foco a formação de professores da disciplina Geografia. Por meio da metodologia da análise de discurso podemos realizar um estudo sobre a linguagem e a produção de sentidos para considerar a história, a ideologia, a política e a filosofia dos agentes e dos textos construídos em questão, para pensar as suas finalidades e seus diferentes impactos.

Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1)

O objetivo deste projeto é analisar o processo de construção e desenvolvimento das aulas dos professores de Geografia da Educação Básica, a partir dos textos curriculares nos estados do Rio de Janeiro e de Goiás, para a compreensão das diferentes formas de ensinar esta disciplina nestes estados. Entendemos que nos últimos tempos a discussão de como os professores têm utilizado o texto curricular nas suas aulas e como suas práticas são realizadas para mediar do conhecimento é questionada, devido à vários fatores: uma delas é a questão da avaliação externa. Analisa-se que a importância de sua prática está na produção e nas situações cotidianas de ensino e de aprendizagem sobre os conhecimentos geográficos criados por eles no ambiente escolar ao desenvolver as propostas metodológicas a partir das competências, habilidades, conceitos e conteúdos apresentados nos textos curriculares dos dois estados. A partir do estudo de caso como referência metodológica, a pesquisa será organizada a partir das observações das aulas ministradas pelos docentes para reflexão sobre o papel e a contribuição que esta disciplina tem para a formação cidadã dos estudantes dos Ensinos Fundamental e Médio, compreendendo de fato se a razão de ser da Geografia tanto nos textos e nas políticas curriculares como nas aulas docentes estão associadas a uma discussão crítica sobre a sociedade e o mundo atual, a partir dos fenômenos, fatos e conceitos geográficos que se apresentam no cotidiano dos estudantes…

Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (2) .

Integrantes: Ana Claudia Ramos Sacramento – Coordenador / Aline Mello Campos – Integrante / Eliana Marta Barbosa de Morais – Integrante / Karla Annyelly Teixeira de Oliveira – Integrante / Loçandra Borges de Moraes – Integrante / Caroline Pinho de Araújo – Integrante / Camila Vianna de Souza – Integrante / Rafaella César dos Santos Sousa – Integrante / Hemerson Souza Gomes – Integrante / Andressa Cabral Barci – Integrante / Guilherme Freitas Harmut Behm – Integrante / Leticia da Silva Mendes – Integrante.

Financiador(es): FAPERJ – Auxílio financeiro.

A pesquisa tem crescido nos últimos anos em todo o Brasil, implicando na qualificação e estruturação de corpo docente e discente no desenvolvimento de projetos no âmbito da graduação e pós-graduação em diferentes grupos de pesquisa. A necessidade de infraestrutura bem como de outros recursos se torna importante uma vez que as demandas aumentaram significativamente, impactando diferentes ações acadêmicas com vários grupos sociais e em diferentes lugares no estado do Rio de Janeiro. Desta maneira, a Faculdade de Formação de Professores (FFP/UERJ) está envolvida num movimento de organização e crescimento de suas atividades acadêmicas a fim de articular suas pesquisas. Assim, o objetivo é ampliar e consolidar a infraestrutura de pesquisa da unidade acadêmica para o desenvolvimento de suas ações de formação de pessoal de alto nível visando a sua atuação no campo da educação, ciência, tecnologia e inovação social no estado do Rio de Janeiro, em especial no Leste Fluminense. A metodologia se pauta na reflexão da relevância da universidade como um lugar de conhecimento na qual os diferentes grupos desenvolverão suas pesquisas em consonante movimento a partir das etapas de planejar, estruturar e organizar as atividades de pesquisas; desenvolver coletivamente ações de produção científica; articular práticas e conhecimentos das pesquisas nos espaços multidisciplinares de salas e laboratórios para uso dos discentes e docentes para potencializar as formas de organização e estruturação das mesmas na dinâmica de repensar o processo de formação dos graduandos e pós-graduandos. Como resultado, espera-se a ampliação e consolidação da infraestrutura para pesquisa na FFP para o fortalecimento dos grupos de pesquisa, a fim de propiciar a continuidade e desenvolvimento da produção intelectual docente e discente para a sociedade em geral.

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