ensino de geografia
A constituição dessa linha de pesquisa tem como foco a articulação conteúdo-método e currículo-didática no ensino de geografia em diferentes espaços e processos formativos. Isto implica na investigação das bases teórico-metodológicas e epistemológicas da geografia, inspiradas nas práticas educativas dos geógrafos-educadores em diferentes contextos formativos, com seus fundamentos conceituais e referenciais teórico-práticos. Contextualizadas no atual momento histórico e político, tais articulações supõem a unidade de aspectos ontológicos, epistemológicos e psico-pedagógicos que fundamentam a pesquisa sobre o ensino da Geografia e a educação geográfica; fundamentais ao questionamento do sentido e da metodologia do ensino, da aprendizagem da geografia e das propostas curriculares, indispensáveis a uma prática pedagógica consciente e crítica.
Essa linha de pesquisa tem como finalidade reunir, abrigar e estimular projetos de investigação sobre os conteúdos e métodos da geografia na pesquisa e no ensino – portanto, sobre a metodologia do ensino de geografia -, bem como sua organização curricular e didática na forma de um saber escolar. Envolve a tematização da geografia em diferentes níveis de ensino da escola básica, na formação de professores, na relação entre geografia e educação popular formal e não-formal. A proposta da linha de pesquisa – que tem como pressuposto a formação do professor-pesquisador em Geografia – prioriza a produção autônoma do conhecimento em diferentes processos formativos por meio da profunda valorização dessa relação teoria e prática com princípio orientador fundamental. Assim, os diferentes campos que compõem a linha de pesquisa são tomados como base de formação e fonte dessa nova forma de articulação entre teoria e prática. Teoria e Método aparecem como campo estruturador de vital importância no contexto da formação do professor-pesquisador, pois é neste campo que se constroem, na consciência, as orientações teórico-conceituais e metodológicas, relevantes à construção do conhecimento científico e na própria história do conhecimento geográfico. Mais do que discurso, os termos dessa teorização são conceitos, categorias e orientações de método que sustentam proposições teóricas, recortes analíticos, modelos, inferências e generalizações. Os estudos da natureza da geografia, da formação do pensamento geográfico e da história escolar da disciplina (história das disciplinas escolares) fazem parte dessa linha e de seu conjunto de perspectivas sobre a ciência geográfica e seu ensino.
Professores integrantes: