Denilson Araújo de Oliveira
Professor Adjunto do Departamento de Geografia da Faculdade de Formação de Professores da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (FFP-UERJ) – Campus São Gonçalo. Doutorado em Geografia (2009-2011) e Mestrado em Geografia (2004-2006) todos pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal Fluminense – Campus Praia Vermelha – Niterói. Graduado em Geografia (1999-2004) pelo Departamento de Geografia da Universidade Federal Fluminense – Campus Praia Vermelha – Niterói. É docente do Programa de Pós-Graduação (Latu Sensu e Stricto Sensu) em Geografia da FFP-UERJ. Tem experiência nos debates sobre espaço, raça, pensamento descolonial, epistemologias do sul, afropolitanismo e ensino de Geografia da África.
projetos
Temos como objetivo nesta linha de pesquisa analisar as diferentes formas em que as populações negras representam suas identidades, (re)criam vínculos com memórias da diáspora, se relacionam com distintos atores políticos e mobilizam ações afirmativas em diferentes escalas, esferas e contextos socio-espaciais. O foco é analisar a produção social do espaço a partir das marcas espaço-temporais das culturas negras e afrodescendentes em diáspora.
Palavras-chave: Culturas das diásporas negras; Culturas Negras Patrimônio; Território e Territorialidades Negras
Áreas do conhecimento: Ciências Humanas > Geografia > Geografia Humana
Setores de aplicação: Pesquisa e desenvolvimento experimental em ciências sociais e humanas
Situação: Em andamento.
Alunos Envolvidos: Graduação (2) Mestrado (6) Doutorado (0) Pós-doutorado (0)
O objetivo desta linha de pesquisa é desconstruir as leituras coloniais e eurocêntricas que buscam minimizar, silenciar e subalternizar a produção espacial do racismo no urbano brasileiro. Buscamos analisar os múltiplos processos de produção, reprodução e resistência ao racismo e as suas inscrições no espaço urbano. Nosso foco nesta linha de pesquisa é compreender tanto inscrição espacial do racismo quanto as perspectivas espaciais da luta antirracista no Brasil.
Palavras-chave: Racismo; Biopolítica; Necropolítica; Protesto Negro; Antirracismo
Áreas do conhecimento: Ciências Humanas > Geografia > Geografia Humana
Setores de aplicação: Pesquisa e desenvolvimento experimental em ciências sociais e humana
Situação: Em andamento.
Alunos Envolvidos: Graduação (1) Mestrado (4) Doutorado (2) Pós-doutorado (1)
As leituras dominantes acerca do ensino e a pesquisa sobre África e a diáspora ainda são marcadas por epistemologias que nos causam cegueira. Felizmente este cenário tem sido modificado nas últimas décadas pela luta do movimento negro brasileiro. O foco desta linha de pesquisa é fomentar novas e outras possibilidades teóricas/metodológicas sobre o ensino de África visando compreender a densa e complexa realidade deste vasto continente tanto em sua totalidade quanto em suas dimensões regionais
Palavras-chave: Afrocentricidade; Pensamento Descolonial; África
Áreas do conhecimento: Ciências Humanas > Geografia > Geografia Humana
Setores de aplicação: Pesquisa e desenvolvimento experimental em ciências sociais e humanas
Situação: Em andamento.
Alunos Envolvidos: Graduação (2) Mestrado (1) Doutorado (0) Pós-doutorado (0)
O objetivo desta linha de pesquisa é promover leituras de estudiosos silenciados pelo racismo epistêmico e pela geopolítica do conhecimento. O foco desta linha de pesquisa é compreender como agem e se reproduzem tais projetos de dominação ao subalternizar pensamentos, ideia políticas e projetos emancipatórios. Nossas análises buscam outras vozes, olhares, experiências e sentidos na interpretação e representação acerca do real através de uma afro-perspectiva.
Palavras-chave: Descolonialidade dos Saberes; Afro-perspectiva;
Áreas do conhecimento: Ciências Humanas > Geografia > Geografia Humana
Setores de aplicação: Pesquisa e desenvolvimento experimental em ciências sociais e humanas
Alunos Envolvidos: Graduação (2) Mestrado (7) Doutorado (2) Pós-doutorado (1)
AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DOCENTES EM GEOGRAFIA E OS TEXTOS E AS POLÍTICAS CURRICULARES NOS ESTADOS DO RIO DE JANEIRO E GOIÁS
O objetivo deste projeto é analisar o processo de construção e desenvolvimento das aulas dos professores de Geografia da Educação Básica, a partir dos textos curriculares nos estados do Rio de Janeiro e de Goiás, para a compreensão das diferentes formas de ensinar esta disciplina nestes estados. Entendemos que nos últimos tempos a discussão de como os professores têm utilizado o texto curricular nas suas aulas e como suas práticas são realizadas para mediar do conhecimento é questionada, devido à vários fatores: uma delas é a questão da avaliação externa. Analisa-se que a importância de sua prática está na produção e nas situações cotidianas de ensino e de aprendizagem sobre os conhecimentos geográficos criados por eles no ambiente escolar ao desenvolver as propostas metodológicas a partir das competências, habilidades, conceitos e conteúdos apresentados nos textos curriculares dos dois estados. A partir do estudo de caso como referência metodológica, a pesquisa será organizada a partir das observações das aulas ministradas pelos docentes para reflexão sobre o papel e a contribuição que esta disciplina tem para a formação cidadã dos estudantes dos Ensinos Fundamental e Médio, compreendendo de fato se a razão de ser da Geografia tanto nos textos e nas políticas curriculares como nas aulas docentes estão associadas a uma discussão crítica sobre a sociedade e o mundo atual, a partir dos fenômenos, fatos e conceitos geográficos que se apresentam no cotidiano dos estudantes.
AS REFORMAS NAS POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS BRASILEIRAS: O CASO DAS CIÊNCIAS HUMANAS E DA DISCIPLINA GEOGRAFIA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES (2018-2021)
Nos últimos trinta anos se acirraram as discussões sobre as políticas públicas educacionais envolvem as questões ligadas às diferentes reformas no âmbito nacional, em virtude da aprovação de uma série de documentos, que tem normatizado e orientado os currículos dos cursos de formação de professores, das escolas e das disciplinas escolares. Essas mudanças estão relacionadas às políticas neoliberais e da globalização, implementadas pelo Banco Mundial, que nome do mercado mundial, busca desenvolver um projeto educacional voltado para a competividade e mercadoria. Desta maneira, o objetivo deste projeto é analisar os discursos presentes nos documentos educacionais Plano Nacional de Educação (2014/2024), Diretrizes Curriculares para Formação de Professores 2015 Base Nacional Comum Curricular e a Lei nº 13.415 de 16/02/2017 tendo como foco a formação de professores da disciplina Geografia. Por meio da metodologia da análise de discurso promover do contexto para a apreensão mais completa do objeto TV.
DIDÁTICA E MEDIAÇÃO DE CONHECIMENTOS GEOGRÁFICOS DOS PROFESSORES DO MUNICÍPIO DE SÃO GONÇALO
O projeto de pesquisa é oriundo de alguns questionamentos sobre a questão da didática do professor de Geografia e de sua formação na rede pública de ensino. Partindo do pressuposto que a formação docente e da didática são pontos importantes na discussão da organização dos conceitos e conteúdos dos fenômenos geográficos na articulação com o cotidiano, é imprescindível trabalhar no contexto atual na perspectiva de uma relação ensino e aprendizagem mais significativa. Para se pensar a Didática, antes de tudo, deve-se repensar o papel do currículo e da própria pedagogia atualmente, na busca de subsídios que movimente o olhar do docente e também do discente para perceber como essa disciplina cria condições para a compreensão do mundo. Esta que está relaciona, no caso da Geografia, a um conjunto de fenômenos geográficos que estão localizados no espaço na qual modifica a atuação do homem sobre a sociedade e sobre o meio em que vive. Na Geografia Escolar, o seu propósito é fazer com que o aluno compreenda e reflita sobre a sua leitura de mundo e do espaço para a organização das ações da sociedade sobre ela mesma e sobre os objetos e fenômenos para satisfação de suas necessidades. Nessa perspectiva, entendemos ser fundamental uma análise dos processos didáticos com os movimentos da escola, ou seja, a gestão e a cultura escolar, para que haja articulações entre os docentes e os discentes para interligarem o saber geográfico. A formação de professores de Geografia pode se pautar pela concepção de profissional crítico-reflexivo, essa formação deve ser aberta à possibilidade de discussão sobre o papel da educação, em suas várias dimensões, para a construção da sociedade e para a definição do papel da Geografia na formação geral do cidadão. A formação e prática docente estão interligadas com as necessidades que o sistema educativo gera em estruturar o conhecimento, para que esse mediador produza uma práxis dentro e fora da escola, possibilitando um diálogo entre a teoria e a prática, por intermédio de uma formação consolidada, orientada e articulada em promover um senso crítico no fato de pensar os professores como profissionais “reflexivos”. A construção de um saber docente que possa compreender o seu papel na produção espacial, bem como articular o ensino e a aprendizagem de maneira que esse possa ser o mediador do conhecimento, buscando novos parâmetros pedagógicos e geográficos. Pensando assim, é importante que esse projeto traga os professores da rede pública e privada a discutir e a mostrar o que estão realizada na escola, valorizando seu trabalho e permitindo também que esses participem da construção do conhecimento escolar na acadêmicas.