Rodrigo Coutinho Andrade

Rodrigo Coutinho Andrade

Possui graduação em geografia pela Universidade Federal Fluminense (UFF), especialização em ensino de geografia pelo Curso de Pós-Graduação Lato Senso em Educação Básica: especialização em Ensino de Geografia da Faculdade de Formação de Professores da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (FFP-UERJ), mestrado em Geografia pela UFF, e doutorado em educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (PPGEduc-UFRRJ). Atualmente é professor adjunto do curso de Geografia do Instituto Multidisciplinar da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (IM-UFRRJ), do Curso de Especialização em Gestão Educacional da Universidade Federal do Rio de Janeiro (CEGEd-UFRRJ), e do Programa de Pós-Graduação em Geografia da FFP-UERJ (PPGG-FFP/UERJ). É pesquisador do Grupo de Pesquisas sobre Trabalho, Política e Sociedade (GTPS-UFRRJ), membro da Rede Universitas e do Grupo de Trabalho sobre Ensino de Geografia da Associação dos Geógrafos Brasileiros (AGB). Tem experiência nas áreas de Ensino de Geografia, Políticas Educacionais, e Educação de Jovens e Adultos. Acerca das atividades de pesquisa, assim como dos projetos em andamento, analisa a expansão dos Cursos Superiores de Tecnologia no Brasil, o processo de intensificação da precariedade docente, e as políticas públicas para a educação e o ensino de geografia.

projetos

Em decorrência da reação burguesa em busca de recomposição de suas bases de acumulação de capital corroídas pela crise do modelo de desenvolvimento fordista, desde os anos 1970, foram desencadeadas mudanças significativas na gestão do trabalho e da produção e nos mecanismos de mediação do conflito de classes. Embora com características próprias de um país dependente, o Brasil se insere nesse contexto promovendo ampla reestruturação produtiva, bem como promovendo ampla reforma do Estado, combinando a reconfiguração dos mecanismos de mediação do conflito de classes com a implantação de um renovado modelo gerencial de administração pública, pautado na competitividade e na racionalização recursos materiais e humanos como critério de qualidade para o serviço público. No bojo dessa reforma, destacam-se a racionalização e a flexibilização do trabalho e da produção; a instituição do contrato temporário de trabalho, a terceirização e o trabalho voluntário; a desregulamentação de direitos dos servidores públicos; as parcerias entre o setor público e privado na implementação de serviços públicos. Neste contexto, os critérios de qualidade e de produtividade do serviço público passam a ser referenciados pelas leis de mercado, sob o argumento de que tais leis são a solução eficaz no combate a má aplicação de recursos públicos. A administração escolar, neste contexto, não foge à regra. Mudanças substantivas vêm sendo promovidas pelos governos para garantir a qualidade e a produtividade do trabalho escolar, tendo no novo modelo gerencial sua referência para implementação de estratégias de controle de resultados e de racionalização de recursos humanos e materiais, impondo uma nova realidade à gestão do trabalho e da produção escolar, o que merece uma análise mais aprofundada. Neste sentido, esta pesquisa estabelece como objeto de estudo o impacto dessas mudanças na gestão do trabalho e da produção escolar e toma como referência empírica o novo modelo de gestão educacional implementado por inúmeros governos estaduais e governo federal. Seu objetivo é verificar a existência de relação entre a implantação do novo modelo gerencial na gestão do trabalho escolar e a intensificação da precariedade do trabalho em sistemas públicos de ensino. Trata-se de uma pesquisa básica, de análise qualitativa, de caráter explicativo, que se insere na categoria de pesquisa de tipo documental. Para coleta de dados, utiliza-se de revisão de literatura e de análise de fontes bibliográficas primárias e secundárias. Espera-se com este estudo construir um quadro de referências explicativas do impacto do novo modelo de gestão educacional nas condições do trabalho escolar e, consequentemente, na qualidade da educação básica.

Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (3) Doutorado: (3) .

Integrantes: Rodrigo Coutinho Andrade – Integrante / José dos Santos Souza – Coordenador / Bruno de Oliveira Figueiredo – Integrante / Gabriel Guimarães Melgaço da Silva – Integrante / Thiago de Jesus Esteves – Integrante / Fabíola Leonor de Paula Ramos – Integrante / Nelma Bernardes Vieira – Integrante / Alex Kossak – Integrante.

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