Rodrigo Abuchacra

Rodrigo Coutinho Abuchacra

Professor Adjunto do Departamento de Geografia da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (FFP). Pós-Doutorado em Geografia (2016), doutorado em Dinâmica dos Oceanos e da Terra (2015) e mestrado em Geologia e Geofísica Marinha (2010) pela Universidade Federal Fluminense. Graduado em Geografia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2008). É docente do Programa de Pós-Graduação (Stricto Sensu) em Geografia da UERJ-FFP. Tem experiência em Geociências, com ênfase em Geografia Física, Sedimentologia e Mudanças Globais.

projetos

As atividades antrópicas em zonas costeiras têm implicações às mudanças globais, aumentando a demanda por ações de planejamento e gestão que aliem desenvolvimento socioeconômico à conservação. Intensas mudanças de uso/cobertura do solo tornam os ecossistemas aquáticos costeiros entre os mais ameaçados do planeta, em especial devido ao enriquecimento de nutrientes (i.e., eutrofização) pelo aporte de efluentes não tratados, que altera o balanço entre acumulação de carbono (C) e produção de gases de efeito estufa, tais como dióxido de carbono (CO2) e metano (CH4). As baías e lagoas costeiras são inclusive consideradas ecossistemas sentinelas, pois seus sedimentos de fundo tanto acumulam efeitos das mudanças antropogênicas, desde vastas áreas da bacia de drenagem, quanto são ativos sítios de ciclagem de C de alta relevância ao clima. Portanto, estudos integrados sobre ecossistemas aquáticos costeiros afetados por expansão urbana, poluição e alterações climáticas são essenciais ao planejamento das cidades inteligentes, definidas por práticas mais eficientes de mitigação das mudanças globais. Este projeto pretende desenvolver uma metodologia transdisciplinar de uso das baías e lagoas costeiras como ecossistemas sentinelas em subsídio às cidades inteligentes. Inovação e originalidade emergem de uma abordagem que reúne análises das mudanças de uso/cobertura do solo e da eutrofização aquática, desde o final do século XIX, com a estimativa de produção de CO2 e CH4 frente a cenários de aquecimento para 2100. A experiência da equipe é evidenciada pela consolidada trajetória do coordenador e sua rede de pesquisa nacional e internacional, caracterizada por publicações conjuntas e qualificadas. O deferimento da proposta é essencial à melhoria de unidades interinstitucionais de uso multiusuário para pesquisa e formação de recursos humanos, apresentando contrapartida e excelência acadêmica associadas à grande potencial de inovação científica aplicada ao estado do Rio de Janeiro..

Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Rodrigo Coutinho Abuchacra – Integrante / Alberto Garcia de Figueiredo Jr – Integrante / Rosemary Vieira – Integrante / Alex Enrich Prast – Integrante / Humberto Marotta Ribeiro – Coordenador / Renato Campello Cordeiro – Integrante / Vinicius da Silva Seabra – Integrante / Gabriel Nuto Nobrega – Integrante / Leonardo AMORA-NOGUEIRA – Integrante / Ricardo Erthal Santelli – Integrante / Raúl Sanchéz – Integrante / Jean Louis Valentin – Integrante / Yocie Yoneshigue Valentin – Integrante.

Financiador(es): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ – Auxílio financeiro.

Projeto de cooperação internacional entre os países ibero-americanos, investigando a dimensão temporal do Antropoceno e os imapactos das mudanças globais em lagos e lagoas costeiras..

Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Rodrigo Coutinho Abuchacra – Coordenador / André Luiz Carvalho da Silva – Integrante / AYRES NETO, ARTHUR – Integrante / Rosemary Vieira – Integrante / Humberto Marotta Ribeiro – Integrante / Vinicius da Silva Seabra – Integrante / Roberto Meigikos dos Anjos – Integrante / Blas Lorenzo Valero Garcés.

O presente projeto visa atender à crescente demanda por melhor compreensão e dimensionamento da dinâmica de poluentes nas interfaces continente-oceano e bentônico-pelágica, como fatores de influência sobre a qualidade da água em sistemas costeiros do Estado do Rio de Janeiro afetados por múltiplos impactos..

Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (2) Doutorado: (1) .

Integrantes: Rodrigo Coutinho Abuchacra – Integrante / Luana Pinho – Integrante / Humberto Marotta Ribeiro – Integrante / Leonardo Amora Nogueira – Integrante / Wilson Machado – Coordenador / Gabriel Nuto Nobrega – Integrante.

Financiador(es): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ – Auxílio financeiro.

Este projeto de pesquisa está voltado para o conhecimento da geomorfologia e dos processos responsáveis pela dinâmica e erosão em trechos distintos do litoral fluminense, bem como, o entendimento da formação e evolução sedimentar da planície costeira no norte e sul do Estado do Rio de Janeiro. O litoral fluminense apresenta problemas resultantes do caráter dinâmico dos ambientes costeiros que, em alguns casos, exibem claras evidências de erosão, o que tem causado com frequência a destruição de estruturas urbanas e perda de terreno costeiro. Alguns desses problemas podem ser consequência do comportamento evolutivo da linha de costa, por mudanças climáticas, interferindo diretamente na frequência e magnitude das tempestades, ou mesmo ocasionados por alterações antrópicas no sistema de drenagem. Para alcançar os objetivos desta pesquisa pretende-se: monitorar a dinâmica e o comportamento da linha de costa, através de levantamentos com perfis topográficos de praia e mapeamento costeiro; investigar a estratigrafia a partir da integração de dados de geofísica adquiridos com o GPR (Ground Penetrating Radar) com sondagem geológica; definir as fácies sedimentares e identificar a cronologia dos eventos deposicionais a partir das datações de Carbono 14-AMS e de Luminescência Opticamente Estimulada (LOE); caracterizar as condições paleoambientais através de biomineralizações de sílica (fitólitos e espículas de esponjas). Estudos dessa natureza possibilitam o entendimento das diversas variáveis relacionadas à dinâmica atual e pretérita, e o papel das flutuações do nível do mar, do aporte de sedimentos, alterações climáticas e antrópicas, envolvidos na evolução geológica e ambiental do litoral. Este conhecimento pode auxiliar na adoção de medidas relacionadas ao gerenciamento costeiro, cada vez mais necessário em virtude da tendência de expansão de atividades turísticas e industriais, em especial nos litorais sul e norte do Estado do Rio de Janeiro.

Situação: Em andamento Natureza: Projetos de pesquisa

Alunos envolvidos: Graduação (2); Mestrado acadêmico (1); Doutorado (1);

Integrantes: André Luiz Carvalho da Silva (Responsável); ;  Heloísa Gomes Coe;  Rodrigo Coutinho Abuchacra;  Ana Beatriz Pinheiro;  Thais Baptista Rocha;  Thiago Gonçalves Pereira;  Jessyca dos Santos Araújo;  Rosemary Vieira;  Maria Beatriz Martins Pimentel;  Andressa Gomes Ferreira

Financiador(es): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ-FAPERJ

Este projeto de pesquisa está voltado para o conhecimento da geomorfologia e dos processos responsáveis pela origem e distribuição dos sedimentos no sistema lagunar de Maricá. Almeja-se também, contribuir para o entendimento dos impactos antrópicos nas lagoas de Maricá, como subsídio as formas de uso e ocupação do litoral. Para isso, pretende-se realizar um diagnóstico ambiental e identificar os principais problemas causados pelas diversas atividades no entorno dessas lagunas. Pretende-se desenvolver um estudo a partir da integração de dados de batimetria lagunar e análises de sedimentos de fundo das lagunas (granulometria, composição, morfoscopia e teor de matéria orgânica). Estudos dessa natureza possibilitam o entendimento das diversas variáveis relacionadas à morfologia de fundo, à dinâmica atual e ao aporte de sedimentos. Para o diagnóstico das condições geoambientais destas lagunas serão feitas medições dos parâmetros físico-químicos, análises das concentrações de nutrientes inorgânicos solúveis em água (nitrito, nitrato e fosfato) e dos resíduos sólidos (incluindo os microplásticos). Este conhecimento pode auxiliar na adoção de medidas relacionadas ao gerenciamento costeiro, cada vez mais necessário em virtude da tendência de concentração populacional nessas áreas, em especial no litoral de Maricá.

Situação: Em andamento Natureza: Projetos de pesquisa

Alunos envolvidos: Graduação (1); Mestrado acadêmico (1); Doutorado (1);

Integrantes: André Luiz Carvalho da Silva (Responsável); Maria Augusta Martins da Silva; Rodrigo Coutinho Abuchacra; Carlos Marclei Arruda Rangel; Carolina Pereira Silvestre; Andressa Santana Batista; Emanuelle A. Loureiro Madureira;  Andrea Viana Macedo;  Jessyca dos Santos Araújo;  Lucas Ferreira Correa

Financiador(es): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ-FAPERJ

Translate »