projetos
Este projeto de pesquisa visa investigar como as mudanças no capitalismo contemporâneo produziram novos conflitos territoriais e novas lutas sociais, transformando o espaço agrário brasileiro. Expansão do agronegócio, grandes obras de infraestrutura e projetos industriais e de exploração mineral que avançam sobre o espaço agrário, mas também as novas formas de apropriação do território sob a lógica do capitalismo verde são exemplos das transformações em curso do espaço agrário que produzem novos conflitos e lutas sociais no campo. Diante disso, os movimentos sociais do campo estão confrontados com novos desafios e novas formas de controle social e é preciso interpretar tais transformações à luz do debate sobre a luta de classes no Brasil atual.
Nesse sentido, pretende-se:
(1) analisar como o tema dos movimentos sociais surge e se desenvolve na teoria das Ciências Sociais e adentra ao campo da Geografia, relacionando-o com o debate sobre classes sociais;
(2) analisar a relação entre movimentos sociais e conflitos territoriais, destacando-se as disputas em torno do mapeamento e as diversas cartografias que daí surgem;
(3) analisar como as transformações do capitalismo contemporâneo, em especial a financeirização, o neoextrativismo, o capitalismo verde, produzem novos conflitos, novas formas de controle social sobre os movimentos sociais e novas formas de luta.
Articulação com a Área de Concentração e a Linha de Pesquisa
O projeto dialoga com a área de concentração do Programa “Produção Social do Espaço: Natureza, Política e Processos Formativos em Geografia”, ao abordar os conflitos em torno da produção social do espaço por diversos agentes (Estado, capital e movimentos sociais), analisar disputas em torno da apropriação da natureza (como objeto mercantilizado ou como bem comum) e debater os processos políticos associados às lutas sociais.
O projeto também dialoga com os dois eixos estruturantes da linha de pesquisa “Geografia e relações de poder”, Eixo 1 – Produção capitalista do espaço: Estado e capital em diferentes escalas, Eixo 2 – Conflitos, lutas e movimentos sociais analisados em diferentes perspectivas (classes, raça, gênero) e escalas.
Outros docentes do programa envolvidos: Luiz Jardim
Estudantes envolvidos: Graduação – 3.
Financiamento: Atualmente possuo um projeto denominado “Uma década de grandes projetos de desenvolvimento e seus impactos sobre o espaço agrário fluminense” com financiamento do Edital Universal CNPq – 2019, no valor de R$ 29.660,79. Trata-se de projeto que está em meu nome, mas destina-se a financiar o trabalho coletivo do Grupo de Trabalho de Assuntos Agrários das AGBs Rio e Niterói.
Este projeto de pesquisa visa investigar as disputas em torno da Educação do Campo e as contribuições que a Geografia pode dar para a compreensão destas. Fechamento de escolas no campo, desmonte das políticas públicas de Educação do Campo, projetos educacionais do agronegócio e as ações dos movimentos sociais para manter ativa a luta pela Educação do Campo são questões a serem interpretadas a partir da perspectiva geográfica.
Nesse sentido, pretende-se:
(1) analisar como a Educação do Campo surge a partir das lutas dos movimentos sociais do campo, se institucionaliza ao longo dos anos 2000 e 2010 e sofre um desmonte nos últimos anos;
(2) analisar a espacialidade do fechamento de escolas no campo;
(3) analisar as ações educativas desenvolvidas pelo agronegócio, as disputas travadas pelos movimentos sociais do campo para manter viva a luta pela Educação do Campo e os rebatimentos destes confrontos no ensino de Geografia.
Articulação com a Área de Concentração e a Linha de Pesquisa
O projeto dialoga com a área de concentração do Programa “Produção Social do Espaço: Natureza, Política e Processos Formativos em Geografia”, ao abordar os conflitos em torno da Educação do Campo, como parte das disputas pela produção social do espaço por diversos agentes (Estado, capital e movimentos sociais) e debater as disputas em torno da construção de políticas públicas para a educação, com evidente rebatimento sobre os processos formativos em Geografia.
O projeto também dialoga com a linha de pesquisa “Ensino de Geografia”, ao abordar os desdobramentos das disputas em torno da Educação do Campo sobre o ensino de Geografia.
Docentes de outras IES envolvidos: Tássia Cordeiro (IFF-Maricá)
Estudantes envolvidos: Pós-graduação – 2; Graduação – 3.