Nilo Sérgio d`Avila Modesto Modesto

Nilo Sérgio D'avila Modesto

Possui graduação em Geografia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1981), mestrado em Geografia pela Universidade Federal Fluminense (2003), doutorado em Geografia pela Universidade Federal Fluminense (2008). Atualmente é Professor Associado da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. É docente do curso de graduação e Pós-Graduação de Geografia (PPGGeo/UERJ-FFP). Professor Titular do Departamento de Geografia do Colégio Pedro II. Coordenador da Pós-Graduação Lato-Sensu Dinâmicas Urbano Ambientais e Gestão do Território (FFP-UERJ).Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Relações de Poder, atuando principalmente nos seguintes temas: ordenamento territorial, geografia urbana, ensino de geografia, práticas espaciais e expansão urbana.

projetos

A criação do Observatório Geográfico do Leste Metropolitano do Rio de Janeiro (OBGEO-LMRJ) se fez necessário em função do atual quadro de intensas transformações das cidades brasileiras, sobretudo do Leste Metropolitano do Rio de Janeiro. O objetivo do OBGEO-LMRJ é: identificar, compreender e analisar os indicadores que possam desvendar o Leste Metropolitano do Rio de Janeiro no que se refere: distribuição da população, às condições de habitabilidade, educabilidade, empregabilidade (condição de trabalho da população, incluindo, por exemplo, a pesca artesanal e atividade agrícola), segurança pública), emprego de novas tecnologias localização e avaliação de equipamentos públicos  infraestrutura saneamento urbana , condições de mobilidade urbana uso e cobertura do solo urbano e a estrutura de poder dos entes do LMRJ  com intuito de produzir cartografias, e ainda., decorrente dos temas abordados, produzir materiais didáticos, experimentais a serem usados nas escolas públicas que compõem os municípios integrantes do Leste Metropolitano do Rio de Janeiro.

Um dos principais produtos gerados pela pesquisa consiste na elaboração de um Atlas Geográfico do Leste Metropolitano do Rio de Janeiro já executado e com atualizações permanentes.

O Observatório Geográfico do Leste Metropolitano contou com auxílio FAPERJ sendo constituído por três professores doutores do Departamento Geografia da Faculdade de Professores da Universidade do Estado do Rio de Janeiro componentes do Programa de Pós-graduação em Geografia. Conta também com a participação de 02 alunos de Graduação em Geografia e 01 aluno de Mestrado do PPGGeo.

Integrantes: Nilo Sérgio d`Avila Modesto – Coordenador /Catia Antonia da Silva – Integrante / Vinicius Seabra – Integrante. Financiador(es): FAPERJ – Auxílio financeiro.

Por meio de pesquisas com dezenas de trabalhos de campo realizados nas localidades de pescadores no estado do Rio de Janeiro, entre 2011-2018, no âmbito do Núcleo de pesquisa: Urbano, território e mudanças contemporâneas do Faculdade de Formação de Professores da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, temos mapeados um conjunto de problemas na vida e no trabalho das comunidades pesqueiras fluminense, dentre elas, o dificuldade de acesso aos direitos trabalhistas (acesso ao registro profissional de pescador artesanal, seguro defeso, aposentadoria, auxílio-saúde, perdas de áreas de pesca devido ao processo de modernização urbano e industrial), e vimos sistematizando estes dados primários na forma de tabelas, gráficos, mapas e análises que a elaboração de uma proposta de estudo sobre metodologias participativas para a contribuição da rede geografias da pesca, a partir de estudos sobre dificuldade de acesso à politicas publicas dos pescadores artesanais fluminenses. Neste sentido, é finalidade desse projeto analisar fóruns de pesca e comunidades tradicionais pesqueiras nas regiões das Baías de Sepetiba, Ilha grande, Guanabara, do Norte Fluminense e Itaipu (Niterói) para análise de produção de espaços de discussão e de mediações entre poder público e pescadores e pescadoras artesanais para que contribua no entendimento do estado de direito. O projeto intenciona, assim, contribuir também para a reflexão do papel das políticas públicas no processo de regulação e de democratização do Estado, por meio de maior participação social dos sujeitos na elaboração das normatizações e nas decisões jurídico-administrativas, que interferem ou venham a interferir na vida desses atores sociais. Também é finalidade do projeto a criação de uma plataforma socioambiental que possa ser acessada pelos pescadores para terem acesso aos dados dos direitos de forma sistematizada e interativa. A metodologia será feita por meio de estágios de vivência, entrevistas, grupos focais e levantamento de dados. Como resultados buscaremos elaboração de cartilhas, produção de mapas e artigos, um seminário e um livro..

Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Especialização: (1) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (4).

Integrantes: Catia Antonia da Silva – Coordenador / Marcos Cesar Araújo Carvalho – Integrante / Nilo Sérgio d´Ávila Modesto – Integrante / Vinicius Seabra – Integrante.

Financiador(es): FAPERJ – Auxílio financeiro.

Translate »