Manoel Martins de Santana Filho
Manoel Martins de Santana Filho é Geógrafo/Educador, bacharel e licenciado em Geografia pela Universidade Federal Fluminense, Mestre em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2000) e Doutor em Geografia pela Universidade de São Paulo (Geografia Humana – 2010). Tem experiência na educação básica e é Professor Associado da UERJ, atuante nos cursos de graduação e pós-graduação na Faculdade de Formação de Professores, onde foi coordenador de graduação, diretor e Coordenador do Mestrado Acadêmico em Geografia. Destacam-se em sua produção os temas: Ensino de geografia, Geografia e Literatura, Educação geográfica, Ensino-Aprendizagem, Geografia e Prática docente.
projetos
Via Geoliterária – Núcleo de Estudos e Investigação tendo por temática a relação entre Geografia, Literatura e Educação Geográfica. A perspectiva do grupo tem por elemento estruturante que a leitura, compreensão e vivência do espaço pode ser submetida à interpretação nessa interface da literatura com a ciência geográfica, desdobrando-se em aspectos cognitivos, práticas de leitura da paisagem, do texto e da vida a partir de distintas narrativas e suportes. Em fase de consolidação, o grupo conta com a atuação de professores da universidade e da escola básica, bem como com bolsistas de iniciação científica desde 2020 (CNPQ e FAPERJ). No que diz respeito à educação geográfica escolar agrega-se à questão da leitura do espaço e leitura do texto a contribuição da Geografia para a formação de leitores, com a atenção de uma bolsista atuante na escola com professoras colaboradoras. Outro ponto que foi objeto da ação da equipe é o conhecimento sobre a leitura literária na formação inicial mobilizada pela questão das literaturas suleadas, negras e narrativas originárias latino-americanas. A organização de acervo, o diagnóstico da prática docente e discente quanto à leitura do texto literário na universidade esteve no foco do trabalho desde 2019, e em escolas, desejamos a experimentação do texto literário como construtor de bases para o pensar geográfico, sempre em parceria com professoras(es) regentes.
Este projeto Geografias e Literaturas Suleadas na escola: onde estão as narrativas negras, femininas e indígenas? almeja promover experiências de leitura com textos literários diversificados no ambiente de ensino da geografia escolar com estudantes da educação básica. Para tanto, o projeto se propõe dinamizar a aula de geografia a partir da adoção de textos literários de autores(as) negras(os), bem como de narrativas suleadas, dos povos originários afro e sulamericanos. Considera que a partir do diagnóstico da comunidade escolar e das ferramentas que podem ser acionadas na parceria da escola com a universidade, especialmente formadora de professores, é possível promover a prática leitora e a autoria de estudantes, das professoras e de suas comunidades de referência. Obras fundamentais no campo temático do projeto, autores(as) e suas histórias, obras literárias diversas serão objeto de estudos, de leituras e servirão de base para as ações pedagógicas na escola e na universidade.
Palavras-chave: Geografia. Literatura. Educação básica. Prática pedagógica. Leitura. Aprendizagem.
Obs.: Edital Faperj Nº 45/2021 – Apoio à Melhoria das Escolas da Rede Pública Sediadas no Estado do Rio de Janeiro – 2021