Leonardo Arantes

Leonardo Arantes Ventura da Silva

Licenciado em Geografia pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) (2006), participou de intercâmbio acadêmico na Universität Passau, Alemanha (2004-2005). Mestre em Geografia pela Universidade Federal Fluminense (UFF) – Niterói/RJ (2009), realizou seu estágio de pesquisa na Eberhard-Karls Universität Tübingen, Alemanha (2008-2009). Doutor em Geografia pela UFF (2015), lecionou nessa instituição, unidade Angra dos Reis (Instituto de Educação de Angra dos Reis – IEAR), entre os anos de 2012 e 2014. Realizou ainda o estágio doutoral no Leibniz-Institut für Länderkunde e na Universität Leipzig, Alemanha (2014-2015), atuando a seguir como colaborador no grupo de pesquisa de História da Geografia do Leibniz-Institut für Länderkunde (2017-2018). Realizou estágio pós-doutoral no Programa de Pós-Graduação em Geografia da Faculdade de Formação de Professores (FFP) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) entre 2019 e 2021. É Professor Adjunto do Departamento de Geografia (DGEO) e membro do Programa de Pós-Graduação em Geografia (PPGEO) da FFP-UERJ.

projetos

Este projeto de pesquisa está voltado para o conhecimento da geomorfologia e dos processos responsáveis pela dinâmica e erosão em trechos distintos do litoral Fluminense, bem como, o entendimento da formação e evolução sedimentar da planície costeira no norte e sul do Estado do Rio de Janeiro. O litoral fluminense apresenta problemas resultantes do caráter dinâmico dos ambientes costeiros que, em alguns casos, exibem claras evidências de erosão, o que tem causado com frequência a destruição de estruturas urbanas e perda de terreno costeiro. Alguns desses problemas podem ser consequência do comportamento evolutivo da linha de costa, por mudanças climáticas, interferindo diretamente na frequência e magnitude das tempestades, ou mesmo ocasionados por alterações antrópicas no sistema de drenagem. Para alcançar os objetivos desta Pesquisa pretende-se: monitorar a dinâmica e o comportamento da linha de costa, através de levantamentos com perfis topográficos de praia e mapeamento costeiro; investigar a estratigrafia a partir da integração de dados de geofísica adquiridos com o GPR (Ground Penetrating Radar) com sondagem geológica; definir as fácies sedimentares e identificar a cronologia dos eventos deposicionais a partir das datações de Carbono 14-AMS e de Luminescência Opticamente Estimulada (LOE); caracterizar as condições paleoambientais através de biomineralizações de sílica (fitólitos e espículas de esponjas). Estudos dessa natureza possibilitam o entendimento das diversas variáveis relacionadas à dinâmica atual e pretérita, e o papel das flutuações do nível do mar, do aporte de sedimentos, alterações climáticas e antrópicas, envolvidos na evolução geológica e ambiental do litoral. Este conhecimento pode auxiliar na adoção de medidas relacionadas ao gerenciamento costeiro, cada vez mais necessário em virtude da tendência de expansão de atividades turísticas e industriais, em especial nos litorais sul e norte do Estado do Rio de Janeiro.

Este projeto de pesquisa está voltado para o entendimento da formação e evolução geológica do sistema lagunar de Maricá ao longo do Quaternário. A lagoa de Maricá faz parte de um sistema formado por uma série de lagunas localizadas na planície costeira do município de Maricá, no estado do Rio de Janeiro. Este litoral encontra-se relativamente preservado, por se tratar de uma área de proteção ambiental (APA) e, portanto, de grande importância para a obtenção de dados para estudos científicos. Para alcançar os objetivos desta pesquisa, pretende-se desenvolver um estudo a partir da integração de dados de geofísica adquiridos com o GPR (Ground Penetrating Radar), de sondagem geológica, análises para a caracterização das fácies sedimentares e datações de Carbono 14 e de Urânio. Estudos dessa natureza possibilitam o entendimento das diversas variáveis relacionadas à dinâmica pretérita, as flutuações do nível do mar, aporte de sedimentos, alterações climáticas, entre outras, envolvidas na evolução geológica do litoral. Este conhecimento pode auxiliar na adoção de medidas relacionadas ao gerenciamento costeiro, cada vez mais necessário em virtude da tendência de concentração populacional nessas áreas, em especial no litoral de Maricá.

Este projeto de pesquisa está voltado para o conhecimento da geomorfologia e dos processos responsáveis pela origem e distribuição dos sedimentos no sistema lagunar de Maricá. Almeja-se também, contribuir para o entendimento dos impactos antrópicos nas lagoas de Maricá, como subsídio as formas de uso e ocupação do litoral. Para isso, pretende-se realizar um diagnóstico ambiental e identificar os principais problemas causados pelas diversas atividades no entorno dessas lagunas. Pretende-se desenvolver um estudo a partir da integração de dados de batimetria lagunar e análises de sedimentos de fundo das lagunas (granulometria, composição, morfoscopia e teor de matéria orgânica). Estudos dessa natureza possibilitam o entendimento das diversas variáveis relacionadas à morfologia de fundo, à dinâmica atual e ao aporte de sedimentos. Para o diagnóstico das condições geoambientais destas lagunas serão feitas medições dos parâmetros físico-químicos (pH, Eh, oxigênio dissolvido, temperatura, condutividade, salinidade e turbidez), fósforo total, nitrogênio total e dos nutrientes inorgânicos solúveis em água (nitrito, nitrato e fosfato) nestas áreas. Este conhecimento pode auxiliar na adoção de medidas relacionadas ao gerenciamento costeiro, cada vez mais necessário em virtude da tendência de concentração populacional nessas áreas, em especial no litoral de Maricá.

O presente projeto tem como objetivo estabelecer um diagnóstico acerca da poluição por resíduos sólidos em algumas praias e lagunas localizadas no litoral do estado do Rio de Janeiro e em Limón no Caribe Sul serem estudadas, com destaque para àquelas ligadas ao turismo e a pesca artesanal, essenciais para a subsistência da população local. Almeja-se também, contribuir com iniciativas voltadas para programas de educação e preservação ambiental por meio da construção de conhecimentos sobre poluição costeira e marinha. A metodologia de investigação consistirá numa ampla revisão bibliográfica sobre o tema em questão, monitoramentos entre as estações do ano e na realização de diversas análises laboratoriais para a caracterização sedimentar e do conteúdo de micro resíduos sólidos presentes nas áreas estudadas no Brasil e na Costa Rica. Tais análises permitirão compreender a relação entre os resíduos sólidos encontrados nos ambientes estudados e o papel da dinâmica costeira e das diferentes formas de uso e ocupação do litoral.

AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DOCENTES EM GEOGRAFIA E OS TEXTOS E AS POLÍTICAS CURRICULARES NOS ESTADOS DO RIO DE JANEIRO E GOIÁS

O objetivo deste projeto é analisar o processo de construção e desenvolvimento das aulas dos professores de Geografia da Educação Básica, a partir dos textos curriculares nos estados do Rio de Janeiro e de Goiás, para a compreensão das diferentes formas de ensinar esta disciplina nestes estados. Entendemos que nos últimos tempos a discussão de como os professores têm utilizado o texto curricular nas suas aulas e como suas práticas são realizadas para mediar do conhecimento é questionada, devido à vários fatores: uma delas é a questão da avaliação externa. Analisa-se que a importância de sua prática está na produção e nas situações cotidianas de ensino e de aprendizagem sobre os conhecimentos geográficos criados por eles no ambiente escolar ao desenvolver as propostas metodológicas a partir das competências, habilidades, conceitos e conteúdos apresentados nos textos curriculares dos dois estados. A partir do estudo de caso como referência metodológica, a pesquisa será organizada a partir das observações das aulas ministradas pelos docentes para reflexão sobre o papel e a contribuição que esta disciplina tem para a formação cidadã dos estudantes dos Ensinos Fundamental e Médio, compreendendo de fato se a razão de ser da Geografia tanto nos textos e nas políticas curriculares como nas aulas docentes estão associadas a uma discussão crítica sobre a sociedade e o mundo atual, a partir dos fenômenos, fatos e conceitos geográficos que se apresentam no cotidiano dos estudantes.

AS REFORMAS NAS POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS BRASILEIRAS: O CASO DAS CIÊNCIAS HUMANAS E DA DISCIPLINA GEOGRAFIA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES (2018-2021)

Nos últimos trinta anos se acirraram as discussões sobre as políticas públicas educacionais envolvem as questões ligadas às diferentes reformas no âmbito nacional, em virtude da aprovação de uma série de documentos, que tem normatizado e orientado os currículos dos cursos de formação de professores, das escolas e das disciplinas escolares. Essas mudanças estão relacionadas às políticas neoliberais e da globalização, implementadas pelo Banco Mundial, que nome do mercado mundial, busca desenvolver um projeto educacional voltado para a competividade e mercadoria. Desta maneira, o objetivo deste projeto é analisar os discursos presentes nos documentos educacionais Plano Nacional de Educação (2014/2024), Diretrizes Curriculares para Formação de Professores 2015 Base Nacional Comum Curricular e a Lei nº 13.415 de 16/02/2017 tendo como foco a formação de professores da disciplina Geografia. Por meio da metodologia da análise de discurso promover do contexto para a apreensão mais completa do objeto TV.

DIDÁTICA E MEDIAÇÃO DE CONHECIMENTOS GEOGRÁFICOS DOS PROFESSORES DO MUNICÍPIO DE SÃO GONÇALO

O projeto de pesquisa é oriundo de alguns questionamentos sobre a questão da didática do professor de Geografia e de sua formação na rede pública de ensino. Partindo do pressuposto que a formação docente e da didática são pontos importantes na discussão da organização dos conceitos e conteúdos dos fenômenos geográficos na articulação com o cotidiano, é imprescindível trabalhar no contexto atual na perspectiva de uma relação ensino e aprendizagem mais significativa. Para se pensar a Didática, antes de tudo, deve-se repensar o papel do currículo e da própria pedagogia atualmente, na busca de subsídios que movimente o olhar do docente e também do discente para perceber como essa disciplina cria condições para a compreensão do mundo. Esta que está relaciona, no caso da Geografia, a um conjunto de fenômenos geográficos que estão localizados no espaço na qual modifica a atuação do homem sobre a sociedade e sobre o meio em que vive. Na Geografia Escolar, o seu propósito é fazer com que o aluno compreenda e reflita sobre a sua leitura de mundo e do espaço para a organização das ações da sociedade sobre ela mesma e sobre os objetos e fenômenos para satisfação de suas necessidades. Nessa perspectiva, entendemos ser fundamental uma análise dos processos didáticos com os movimentos da escola, ou seja, a gestão e a cultura escolar, para que haja articulações entre os docentes e os discentes para interligarem o saber geográfico. A formação de professores de Geografia pode se pautar pela concepção de profissional crítico-reflexivo, essa formação deve ser aberta à possibilidade de discussão sobre o papel da educação, em suas várias dimensões, para a construção da sociedade e para a definição do papel da Geografia na formação geral do cidadão. A formação e prática docente estão interligadas com as necessidades que o sistema educativo gera em estruturar o conhecimento, para que esse mediador produza uma práxis dentro e fora da escola, possibilitando um diálogo entre a teoria e a prática, por intermédio de uma formação consolidada, orientada e articulada em promover um senso crítico no fato de pensar os professores como profissionais “reflexivos”. A construção de um saber docente que possa compreender o seu papel na produção espacial, bem como articular o ensino e a aprendizagem de maneira que esse possa ser o mediador do conhecimento, buscando novos parâmetros pedagógicos e geográficos. Pensando assim, é importante que esse projeto traga os professores da rede pública e privada a discutir e a mostrar o que estão realizada na escola, valorizando seu trabalho e permitindo também que esses participem da construção do conhecimento escolar na acadêmicas.

Translate »